As cores tem um aspecto psicologico importante na nossa vida.
É preciso levar este fator em conta na hora de escolher a decoração.
Revestimentos,tintas,moveis,artigos decorativos impactam nossa vida dependendo de suas cores.
Veja os sentimentos e sensações que cada uma delas pode despertar em você.
A cor sempre fez parte da vida do homem: sempre houve o azul do céu, o verde das árvores, o vermelho do pôr do sol.
Mas agora há também a cor feita pelo homem: tintas, embalagens, cinema e TV.
Não é demais repetir que a cor é uma realidade sensorial à qual não podemos fugir.
Além de atuarem sobre a emotividade humana, as cores produz sensação de movimento, uma dinâmica envolvente e compulsiva.
Vemos o amarelo transbordar de seus limites espaciais com uma força tal expansiva que parece invadir os espaços circundantes; o vermelho embora agressivo, equilibra-se sobre si mesmo; o azul cria a sensação do vazio, de distância, de profundidade.
O espaço arquitetural pode ser modificado, tornando-se maior ou menor, mais baixo, mais alto ou mais estreito, apenas pelo efeito da cor.
Os costumes sociais são fatores que intervêm nas escolhas das cores.
Derivando de hábitos sociais estabelecidos durante longo espaço de tempo, fixam-se atitudes psicológicas que orientam inconscientemente inclinações individuais.
Na área da saúde, algumas experiências psicológicas têm provado que há uma reação física do indivíduo diante da cor.
Há evidências de que o vermelho é puramente excitante: quando as pessoas são obrigadas a olharem por um determinado tempo para essa cor, observa-se que há estimulação em todo o sistema nervoso, elevação da pressão arterial e alteração do ritmo cardíaco.
Já o azul produz o efeito exatamente contrário: o ritmo cardíaco e a respiração diminuemO Amarelo também uma cor de grande energia, pois é associada com a luz do Sol. É quente, expansiva, ativa a mente a abrir para novas ideias. Ajuda na aprendizagem, pois afeta o plexo solar (núcleo do sistema nervoso central que é um dos principais centros provedores de informação do cérebro). Essa cor alimenta o ego, mas em demasia pode tornar a pessoa "egocêntrica".Esta cor é associada com o intelecto, as ideias e a inquirição mental.
O verde é a cor do equilíbrio e da harmonia.
Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial.
É uma cor que está associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático.
O azul é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. Mas usado em demasia, pode deixar o ambiente frio, pode fazer com que a pessoa fique indiferente, retraída e com sono
O branco realça todas as cores.
Pode fazer com que elas ganhem luminosidade e vida.
Um ambiente todo branco pode dar a sensação de falta de força e profundidade.
No entanto traz a sensação de paz e limpeza candura.
O preto é imponente, mas só quando usado com outra cor.
Do contrário, pode nos deixar indiferentes, inacessíveis e prepotentes ao extremo.
Assim levar estes fatores em conta na hora de comprar pisos,revestimentos,tintas,moveis,decoração é garantia de harmonia e bom gosto.
|
|